INSIGHTS

Aqui você encontra um rico debate sobre assuntos ligados a gestão de risco, gestão de crise, gerenciamento de crises, crise nas redes sociais e cases de crises, no quais podemos aprender muito

| Por:

Crise: conheça 5 motivos para investir em Recursos Humanos

O país vive um momento de incertezas. Estamos em pleno ano eleitoral e não há mudanças concretas, muito menos projetos que nos façam ver uma luz no fim do túnel. O que sabemos é que toda crise passa, cedo ou tarde, mas passa. O que nos resta é enfrentar o momento com soluções inteligentes ou lidar com as consequências. 

Motivação

Em situações adversas, o RH pode e deve atuar na motivação da equipe para continuar a produção e não comprometer a lucratividade da empresa. O departamento de Recursos Humanos é o responsável por toda a comunicação interna e precisa ser transparente ao divulgar as dificuldades da empresa e as medidas administrativas que estão sendo tomadas.

A comunicação clara e efetiva é essencial para manter a equipe segura e confiante, motivada para superar os obstáculos.

Integração

O RH também pode operar na integração dos diversos departamentos da empresa. Finanças, marketing, CEO, Recursos Humanos, devem elaborar estratégias alinhadas mantendo o equilíbrio entre o que a empresa investe em recursos humanos e o valor gerado pela companhia.

Momento de mudanças

Sempre que enfrentamos alguma situação difícil, desafiadora, somos obrigados a buscar soluções. Por isso, os momentos de crise podem e devem ser aproveitados para repensar em processos, gestão de pessoas, otimização de procedimentos para melhorar a eficiência da organização aumentando a agilidade e reduzindo custos.

O RH é o setor que fomenta nos profissionais o desejo e a oportunidade de melhorar o aperfeiçoamento pessoal, profissional através de treinamentos, capacitações, prêmios, concursos culturais.

Contratações

Na crise há uma grande oferta de candidatos no mercado, por isso é uma excelente oportunidade para o Recursos Humanos encontrar talentos. Investir em pessoas durante este período pode ser um diferencial para a empresa e com certeza é uma das maneiras de sair fortalecida de uma crise econômica.

Além disso, é quando vivemos tempos difíceis que precisamos dos melhores ao nosso lado, não é? Com a organização não é diferente. Resolver problemas, reduzir custos, implantar novos procedimentos, desburocratizar a gestão, tudo isso exige profissionais capacitados e líderes preparados para lidar com um cenário de mais competição e menos clientes.

Pesquisa

É preciso também, manter uma rotina de coleta de dados sobre o clima organizacional e avaliação de desempenho. Assim, é possível tomar decisões assertivas e conhecer antecipadamente os possíveis impactos sobre os funcionários.

Portanto, seja a crise interna ou externa, o departamento de Recursos Humanos tem um papel fundamental para manter a empresa nos trilhos. Investir em pessoas sempre é o melhor caminho.