INSIGHTS

Aqui você encontra um rico debate sobre assuntos ligados a gestão de risco, gestão de crise, gerenciamento de crises, crise nas redes sociais e cases de crises, no quais podemos aprender muito

| Por:

Prevenção de Crise: 5 dicas para elaborar um manual de conduta eficaz

Um dos pilares do programa de compliance é o manual ou código de conduta da empresa, que formaliza a postura da organização diante de qualquer assunto relacionado às práticas de negócios, além de servir como diretriz para os colaboradores executarem práticas éticas e legais dentro de suas atividades.

O manual de conduta tem um papel fundamental na gestão de crise dentro de uma organização. Por meio dele é possível prevenir diversas atitudes e comportamentos que possam de alguma forma manchar o nome da empresa e pior, trazer algum prejuízo financeiro.

1 – Mensagem do Presidente

Todo manual precisa apresentar uma mensagem do presidente e/ou dos altos executivos da corporação que informa de forma clara e objetiva qual é a imagem atual da empresa, suas respectivas histórias com a empresa, qual o papel dos funcionários dentro da engrenagem. A mensagem deve ser de apresentação e incentivo, deve mostrar a relevância da empresa para o mercado, para as pessoas e o quão importante é o papel do colaborador para manter essa imagem.

2 – Linguagem acessível

O manual precisa circular em todas as hierarquias da empresa, precisa ser divulgado e praticado por todos os funcionários. É fundamental que a linguagem seja acessível a todos, só assim será praticado de maneira eficaz.

3- O que é o manual

É indicado que os primeiros capítulos expliquem de forma didática o que é o manual. Detalhar a sua importância, o motivo de ser implantado na empresa, apontar todos que devem seguir o manual e principalmente, o que o manual exige dos líderes da empresa.

4- Perguntas e Respostas

É importante que o manual traga perguntas e respostas como: o que fazer se tomar conhecimento ou suspeitar de conduta inadequada? Com quem falar sobre dúvidas de conduta? Como a empresa responderá a uma denúncia? A quem relatar uma má conduta?

5- Explica cada um dos assuntos relevantes para o Programa de Compliance

Após toda a apresentação é hora de especificar todos os assuntos relevantes que farão parte da cultura da empresa. É o momento de estabelecer de fato a conduta de todos que de alguma representam a organização. Pode trazer tópicos destrinchados como: a eficiência no trabalho, a importância da honestidade, pratique a justiça, seja um colaborador leal, o respeito na empresa.

De forma geral o manual de conduta deve ser escrito de forma clara e didática e deve abranger o máximo de assuntos que possam gerar dúvidas de cunho ético e legal. É essencial que todos tenham acesso, conhecimento e entendimento do manual, incluindo todos os colaboradores, fornecedores e clientes.

A punição para os infratores do código também precisa ser exemplar para manter a sua eficiência. Também é importante que os executivos vivam o manual de forma exemplar, suas condutas éticas devem falar mais alto do que seus discursos.

É preciso manter atividades que relembrem a importância do código e monitorar a conduta corporativa através de auditorias regulares.

Precisa de ajuda? A WPB realiza Implementação de Programas de Compliance. Se quiser saber mais, entre em contato pelo email contato@weplanbefore.com.br.

Se interessou pelo assunto e quer se aprofundar no tema? Clique aqui e leia outros artigos.