Comunicação com a Comunidade

Também conhecida como Relações com a Comunidade ou Diálogo com a comunidade, a Comunicação é um processo estratégico quando entende o perfil dos envolvidos, suas necessidades e suas questões para propor uma participação, uma conversa e um diálogo entre os envolvidos.

Comunicação com a Comunidade

Comunidade é um dos públicos estratégicos de uma organização, em especial para quem possui indústria, ou que está em área de impacto. Buscamos entender as necessidades do público, criar elo e envolvê-los num diálogo com objetivo de ter uma comunicação mais participativa e humana.

Comunicação com a Comunidade como estratégia de diálogo

Chamamos de comunidade, um público estratégico em torno da organização, seja ela em torno de um prédio comercial, administrativo, indústria, barragem, mineradora, etc. Trata-se de um público que possui um interesse com a organização, que pode ser impactado ou não.

Quando se tem uma estratégia com a comunidade, o fundamental é conhecer e entender o perfil da comunidade, suas necessidades, questões sociais, desafios, lideranças estabelecidas no grupo, cultura envolvida, crenças, etc. Elabora-se um diagnóstico do público com objetivo de garantir uma comunicação assertiva, um diálogo participativo, compartilhamento, engajamento, motivação, construção em conjunto e compromisso entre as partes. 

Empresas que mantêm comunicação com a comunidade possuem mais valor no mercado, atingem seus objetivos e conquistam as demais partes interessadas. O cliente tende a valorizar ações e relacionamentos com seus públicos estratégicos.

Nosso trabalho de Comunicação com a Comunidade

Entendemos que a Comunicação com a Comunidade é uma relação construída com o tempo, por meio de elos, estreitamento de laços, estabelecimento de vínculos de confiança e que requer continuidade para resultados efetivos. Por meio de uma equipe multidisciplinar, atendemos desde grandes centros, como também comunidades mais distantes.

Por conta disso, entregamos:

  • Análise do público da comunidade;
  • Transformação da missão, visão e valores da empresa em planos de ações;
  • Planejamento estratégico alinhando os objetivos de ambas as partes;
  • Tom de voz;
  • Meios de comunicação;
  • Mensuração de resultados por meio de indicadores de desempenho;
  • Manutenção.

Estabelecer Relações com a Comunidade, além de mantê-la próxima, também é uma estratégia utilizada para gestão de crise, gerenciamento de crise e no processo de pós-crise. Afinal, todo público é estratégico.

Conheça nossas estratégias de comunicação e aproximação com comunidades. Pensamos em Relações Públicas como um todo, ou seja, na Comunicação Estratégica do seu negócio.  

FALE CONOSCO NO WHATSAPP